Circuito: #aovivooumorto, uma manifestação pela programação musical nocturna

notícia

Por: Vasco Completo • Imagem: Circuito



A música ao vivo em Portugal sofreu especialmente pela falta de apoios no decorrer de um ano de 2020 ímpar. Circuito nasce assim, da necessidade da defesa e manutenção dos direitos e condições dos espaços nocturnos que, de Norte a Sul do país, se vêem cada vez mais prejudicados e até obrigados a fechar, em alguns casos.

Circuito é uma nova associação que alia 27 salas e clubes de programação de música, e levanta a voz quando é mais necessário, numa manifestação entre Lisboa e Porto, Évora e Viseu, com o slogan #aovivooumorto. Em vista estão novas soluções para a legislação da programação cultural e também apoios para este sector, no qual artistas, técnicos e trabalhadores das várias casas se encontram sem uma rede que de segurança. Mas juntos, gritamos mais alto.

Deste modo, a manifestação de Circuito dar-se-á no próximo sábado, dia 17 de Outubro, pelas 15h, à entrada do Lux Frágil (Lisboa), do Maus Hábitos (Porto), do Carmo 81 (Viseu) e da Sociedade Harmonia Eborense (Évora), respeitando todas as normas da DGS.

Apresentando ainda um conjunto de medidas para a melhoria das condições da cultura nocturna e artística no país, Circuito responde ainda a uma série de questões pertinentes extremamente bem fundamentadas – que podem ser consultadas aqui.