DOCUMENTÁRIO “PEOPLE” – PETITES PLANÈTES EM PORTUGAL X CANAL 180

notícia

Texto: Océane Monteiro • Imagem: Vincent Moon

O projeto Petites Planètes está de volta a Portugal, depois de uma série de três filmes ao vivo em 2019. Desta vez oferece-nos uma experiência documentária, “People”, em parceria com o Canal 180. Expõe o significado de ser artista, a exploração deste significado e a sua relação com a sociedade num contexto de crise mundial.

No decorrer de uma semana em Berlim, 200 artistas de todo o mundo foram convidados a criar música colaborativamente e, sem expectativas, construíram uma experiência performativa única em “vários espaços dos lendários estúdios Funkhaus”. O documentário conta a história deste ritual, reconstruindo-o.

Petites Planètes é um projeto composto por filmes, performances cinemáticas, instalações imersivas e trabalhos fotográficos. Uma produtora independente criada por dois artistas franceses, Priscilla Telmon e Vincent Moon, com o objetivo de explorar os limites entre o cinema, a música e outros formatos artísticos modernos.

Com uma perspetiva bastante similar anexa-se como parceiro o Canal 180, um canal inteiramente dedicado à cultura, às artes e à criatividade. Seguidores de uma agenda artística em constante mudança, entregam-nos conteúdo criativo criado por uma nova geração de artistas.

O público pode assistir a este documentário já este domingo (27/09) na Casa das Artes do Porto; no dia 28/09 no Auditório Soror Mariana, em Évora, e ainda no dia 29/09 no espaço DAMAS em Lisboa, sendo que este último terá a entrada limitada a 25 pessoas mediante inscrição por e-mail.