Labanta Braço – Um grito pela igualdade em forma de compilação

notícia

Por: Vasco Completo • Imagem: Rimas e Batidas – Diogo Carvalho (com design de João Bettencourt)



“Esta é a banda sonora de uma revolução social, um grito a favor da igualdade e a uma só voz — mesmo que encontremos por aqui artistas de géneros, idades, passados e contextos tão diferentes.” É sobre este mote, sobre esta incontornável temática que tanto tem marcado 2020 (mas não só…), que é criada a compilação Labanta Braço, lançada nesta sexta-feira.

A colaboração entre a revista digital de música Rimas e Batidas e o programa de rádio Raptilário, pensada por Alexandre Ribeiro e Ricardo Farinha, resulta em 37 faixas (nas quais o seu âmago se situa na batida) de 37 incríveis artistas negros. Nomes que habitam catálogos da Príncipe Discos, da Troublemaker Records, da Slow Habits, da Monster Jinx, mas que também marcam a edição independente. Nomes que são o passado, o presente e o futuro da música lusófona. São elxs: Alexandre Francisco Diaphra, Ângela Polícia, Arekkusu, Bambino, Ruben Carrington, Cachupa Psicadélica, DANYKAS DJ, Deejay Telio, Dellafyah, DJ ADAMM, DJ Lycox, DJ Marfox, Dj-Núcleo, DJ Satelite, Dotorado Pro, El Conductor, FRXH, Herlander, Jackpot BCV, Juzicy Beatz, Macaia, Mizzy Miles, Nástio Mosquito, Dj Nelassassin, Nelsoniq, Nidia, Dj Nigga Fox, Nzhinga, Oseias., Phoebe, Chullage, rkeat., Wake Up Sleep, Slow J, Studio BROS, Tóy Tóy T-Rex e Young Max.

Esta compilação solidária está disponível no Bandcamp. A partir do valor de 1€, as 37 músicas inéditas podem ser adquiridas em formato digital. O valor reverte inteiramente para a associação SOS Racismo. Posteriormente, o Rimas e Batidas e o Raptilário tratarão de fazer um novo desafio a diversas marcas: o dinheiro angariado até ao final da próxima Bandcamp Friday (campanha que já aqui referimos pela Etérea), a 4 de Setembro, deverá ser correspondido por essas empresas, para divisão equitativa entre a associação já referida e os artistas envolvidos na criação de Labanta Braço, uma histórica compilação no panorama português.