Under the Ground: Ciclo de Filmes centrados na Terra e na sua relação com o agora

notícia

Por: Grua • Imagem: Direitos Reservados



Under the Ground – Ciclo de Filmes de Artistas e Cinema Experimental desdobra-se em 4 sessões. Os três primeiros encontros terão lugar no jardim da Galeria Quadrum – inserida na rede de Galerias Municipais -, em Lisboa, nos dias 17, 18 e 19 de Julho pelas 21h. A quarta e última sessão será em Setembro e tem ainda data por anunciar.


Sara Castelo Branco e Hugo de Almeida Pinho são os nomes que fazem a curadoria do evento, procurando materializar as escolhas que se baseiam no passado e no futuro, reflectindo o presente. Com estas, pretendem abordar “questões centrais para uma compreensão alargada sobre a temporalidade profunda da Terra, e a sua relação crítica com os tempos contemporâneos da economia e da tecnologia.”


A entrada é gratuita, mas limitada a 23 pessoas por sessão. A marcação é necessária e pode ser feita através de ritaduro@egeac.pt

Cartaz: MATO 6 • Fotografia de fundo: Hugo de Almeida Pinho, 2020

O primeiro dia deste ciclo de cinema traz-nos filmes que transmitem ideias relativas ao planeta Terra e à humanidade, duas perspectivas distintas mas que aparentam não ter diferenças. Nestes dois ângulos, falar-se-á da materialidade da tecnologia, da ecologia, da mineralogia ou do espiritismo indígena.

O eco-feminismo, a mão-de-obra feminina, a transformação corporal e paisagística, e o ponto de vista das cosmologias indígenas são os temas basilares da segunda sessão de filmes no jardim da Galeria Quadrum, formando “uma dimensão distópica sobre as consequências da exploração da Terra”.

A Terra e as suas características, tanto holísticas como geológicas, serão abordadas no terceiro dia de filmes, bem como a sua relação com as limitações (ou não) técnicas do filme.

Programa

17.07
Ultimate Substance (2012, 34’)
Anja Kirschner & David Panos (DE/GR-US)

Europium (2014, 21’)
Lisa Rave (DE)

Faux Départ (2015, 22’43’’)
Yto Barrada (MA)

18.07
Subconscious Society, a Feature – (2014, 40’)
Rosa Barba (DE / US)

Uranium Hex (1987, 11’)
Sandra Lahire (UK)

Nauru – Notes from a Cretaceous World (2010, 14’50’’)
Nicholas Mangan (AUS)

Subatlantic (2015, 11’24’’)
Ursula Biemann (SWZ)

19.07
The Second Journey (To Uluru) (1981, 74’)
Arthur e Corinne Cantrill (AUS)

The Song of Stone (1963, 24’30’’)
Toshio Matsumoto (JP)

Hand Held Day (1974, 6’)
Gary Beydler (US)